Início

Escritório

Arquiteto

Serviços

Projetos

Contato

 

 

O Marco da Intervias

O projeto deste obelisco foi feito a pedido da Concessionária Intervias para ser um marco da duplicação da estrada SP 157, que liga Mogi Mirim a Itapira.
A elaboração do projeto teve pouco tempo porque a diretoria da empresa já havia agendado a inauguração quando decidiu instalar um marco.
Escolhido o local, começamos os estudos. Dentre outros três optou-se por este aqui apresentado por sua plasticidade, resolução técnica, durabilidade e por não oferecer grandes dificuldades construtivas, visto que o tempo era restrito.
O monumento foi inspirado na Calçada dos Gigantes – formação natural rochosa com vários prismas hexagonais de alturas variadas localizada no norte da Irlanda.
O cálculo estrutural foi feito pelo engenheiro civil José Roberto Cassiano, e a execução da obra ficou a cargo da Construtora Pavan, que implantou as estacas, ou pontaletes de concreto, com um guindaste.
O elemento central tem 15 metros de altura sem contar outros 8 ocultos dentro do solo. Os outros pontaletes que circundam o maior, por sua vez, são contornados por uma base composta por mais de 800 hexágonos em concreto de duas alturas diferentes, assentados sobre uma escada radial que ressalta o contorno hexagonal do obelisco.
O projeto ainda propunha um recorte na superfície do solo em volta do monumento com dois níveis diferentes, onde também seria instalado um passeio no patamar mais baixo, levando a uma placa de identificação, mas isso não foi executado.
Na manhã do dia 30 de agosto de 2003, ainda com o gramado por formar no entorno do marco, ocorreu a inauguração daquele trecho da rodovia, contando com a presença do Governador do Estado de São Paulo.

 

   
Marco Intervias
______________________________
______________________________________________________________________

 

Projeto
1 2 3
Vistas
1 2 3